Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Hippeastrum breviflorum Herb. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 10-04-2012

Criterio: B2ab(iii,iv,v)

Avaliador: Maria Marta V. de Moraes

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Conhecida como "açucena", é planta ornamental e está presente em cultivos. A espécieocorre nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na natureza é conhecida por sete subpopulações, duas das quais já não existem. Terrícola ou aquática, ocupava uma faixa ampla de ambientes, desde Restingas até Campos de Altitude na Mata Atlântica. Apresenta EOO de 5.021,12 km², AOO de 28 km² e está sujeita a menos cinco situação de ameaça. Segundo a informação disponível, a espécie tem sofrido a perda e degradação de seu habitat. Os Campos Alagados ondeocorrem vêm sendo continuamente drenados, e durante os períodos deseca, enfrentam incêndios. Presente no Parque Nacional de Aparados da Serra, apopulação conhecida está impactada devido à construção da sede do parque. Aspopulações conhecidas em ambientes de restingas são poucas e não se encontramlegalmente protegidas, contabilizando nos últimos tempos drásticas reduções populacionais.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Hippeastrum breviflorum Herb.;

Família: Amaryllidaceae

Sinônimos:

  • > Amaryllis breviflora ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Conhecida popularmente como açucena, a espécie apresenta afinidade morfológica com com H. santacatarina. Apresenta folhas linear-lanceoladas, com ápice atenuado (Seubert, 1855) e flores com tubos nectaríferos curtos (Dutiilh, 2005).

Potêncial valor econômico

​Planta presente em cultivos e com potencial ornamental grande (Dutilh, 2005; Brazil Plants, 2012).

Dados populacionais

São conhecidas poucas subpopulações da espécie. De acordo com os registros de ocorrência deste táxon (CNCFlora, 2011), estima-se que existam ao menos sete subpopulações de H. breviflorum, sendo que duas já não existem mais (municípios de Palhoça e Araranguá, SC) (Dutilh, com. pess.). A espécie se distribui de forma esparsa nessas localidades (Biodiversitas, 2005).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ocupa uma grande amplitude altitudinal, uma vez que ocorre desde ambientes de restinga até os Campos de Altitude destes Estados(Dutilh; Oliveira, 2012).

Ecologia

Planta herbácea bulbosa (Dutilh, 2005), terrícola ou aquática (Dutilh; Oliveira, 2012). Ocorre em Formações Campestres e Formações Aquáticas (Dutilh, 2009), em Campos de Altitude e Restingas associadas ao domínio fitogeográfico Mata Atlântica (Dutilh; Oliveira, 2012).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes A espécie vêm sofrendo com a perda e degradação de seu habitat. Os campos alagados onde ocorrem vêm sendo continuamente drenados, e durante os períodos de seca, enfrentam incêndios (Biodiversitas, 2005).

1.4.2 Human settlement
Incidência local
Severidade medium
Detalhes Uma das subpopulações de H. breviflorum (localizada no município de Araranguá, SC) não existe mais, tendo sido dizimada pelo estabelecimento de um conjunto habitacional (Dutilh, com. pess.).

1.4.2 Human settlement
Incidência local
Severidade medium
Detalhes A subpopulação da espécie conhecida para a região de Aparados da Serra está impactada devido a construção da sede do Parque Nacional (Dutilh, com. pess.).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie consta no Anexo II da Instrução Normativa nº 6 de 23 de setembro de 2008 (MMA, 2008) sendo, portanto, considerada "Deficiente de dados" (DD).

3 Research actions
Situação: needed
Observações: Sebben (2005) indica uma grande carência de estudos a respeito de H. breviflorum.

4.4 Protected areas
Situação: needed
Observações: Apesar de possuir registro dentro de uma unidade de conservação de proteção integral (PARNA Aparados da Serra), a espécie não se encontra devidamente protegida dentro dos limites deste parque; além disto, as populações conhecidas em ambientes de restingas são poucas e não se encontram legalmente protegidas, sofrendo nos últimos tempos drásticas reduções populacionais (Dutilh, com. pess.).

Usos

Referências

- DUTILH, J.H.A. Ornamental bulbous plants of Brazil. Acta Hort, v. 683, 2005.

- DUTILH, J.H.A.; OLIVEIRA, R.S. Amaryllidaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB015454>.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- CAMILA SEBBEN. Investigação química e biológica em Hippeastrum breviflorum Herb. (Amaryllidaceae). Dissertação de Mestrado. Porto Alegre, RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.

- BRAZIL PLANTS. Hippeastrum breviflorum Herb. Disponivel em: <http://www.brazilplants.com/amaryllidaceae/hippeastrum-breviflorum.html>.

- DUTILH, J.H.ASTEHMANN, J.R. ET AL. Amaryllidaceae. 2009. 125-126 p.

- SEUBERT, MMARTIUS, K.F.P. Amaryllidaceae. 1855. 141-163 p.

- DUTILH, J.H.A. Comunicação da especialista Julie H. A. Dutilh, do Departamento de Botânica da Universidade Estadual de Campinas, para o analista Eduardo Fernandez, pesquisador do CNCFlora, São Paulo, SP, 2012.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Hippeastrum breviflorum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Hippeastrum breviflorum>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/04/2012 - 13:35:10